Páginas

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

No sentido ético de ser

Foto: Divulgação

A convivência em sociedade faz com que o grupo onde um indivíduo participa veja o seu comportamento, bem como esse pode assimilar o comportamento do grupo. O homem é um ser sociável, e precisa disso desde a mais tenra idade, e a elevação desse processo ocorre de acordo com o meio em que ele vive e isso determina a intensidade com a qual irá se relacionar com os demais. E quando um indivíduo ingressa no mercado de trabalho, fica exposto a convivência diária com pessoas, na maioria da vezes desconhecidas, para compartilhar de atividades desenvolvidas em grupo.

Dentro das empresas esses grupos são, de certa forma, divididos por tarefas a desempenhar, tipo de uniforme ou até na forma de comunicação entre os componentes da equipe, e que devem seguir as normas organizacionais e essas normas podem influenciar no comportamento de cada integrante. E uma problemática que se verifica nas organizações como um todo são os conflitos de ideias, pois, cada pessoa tem uma opinião, por exemplo, de como melhor realizar determinada tarefa, tais conflitos ocorrem por que o ser humano pela sua própria natureza, toda vez que sai da sua zona de conforto a tendência é que esse se rebele, e aquele que provoca o outro, para que saia desse conforto geralmente é mal visto.
Um fator que contribui para esses conflitos são os traços de personalidade de cada um, essa fará com que uma pessoa se comporte de tal maneira de acordo com a situação. Em um ambiente de trabalho é possível encontrar vários tipos de pessoas como, por exemplo, os individualistas, ou até os perfeccionistas, que são aqueles que querem tudo perfeito e não aceitam nenhum deslize.
Para que não exista esse tipo de confronto, é necessário que cada indivíduo aja de acordo com as normas que devem ser seguidas pelos profissionais de todas as profissões, isso faz com que se tenha respeito no ambiente de trabalho, onde muitas vezes esse indivíduo passa a maior parte do seu tempo. A ética profissional é um conjunto de normas que adéquam às formas de relacionamentos interpessoais dentro de cada ambiente corporativo, dessa forma todo o trabalho é desempenhado de um jeito agradável. Cada profissão é regulamentada pelo que se chama de “Código de Ética”.
Já em relação aos funcionários, além da ética, deve haver também a prática da “boa vizinhança”, sempre com muito respeito entre os integrantes da empresa, e esse respeito deve ocorrer desde o alto escalão da empresa. Embora o ser humano seja movido pelo individualismo, dentro do ambiente de trabalho essa prática irá gerar um desconforto mútuo. É sabido que em um ambiente onde há discórdia, todas as informações tendem a girar em torno da negatividade. E para que o trabalho possa fluir normalmente é preciso que exista uma boa comunicação entre os envolvidos, uma vez que esse é um fator fundamental em uma empresa.
Em um local onde há o diálogo, a exposição de opiniões ou a perspectiva sobre uma tarefa, o trabalho flui com mais facilidade e contribui para o crescimento do profissional. A ética é algo essencial  à existência do ser humano, e desempenha um papel muito importante em todos os setores da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário