Páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CAIC II: Educação em Tempo Integral

“Nós tínhamos muito problema de indisciplina, e isso diminuiu muito”
Na Escola Municipal Edison Pietrobelli, CAIC II, alunos matriculados no período matutino participam de Educação em Tempo Integral, a tarde. São trabalhados Laboratórios de Artes Cênicas, onde aprendem dramatização, Artes Visuais, onde observam e retratam obras como por exemplo, releitura de obras do Pintor Francês, Claude Monet (1840 – 1926), fazem esculturas em papel machê, pinturas em relevo e mascaras feitas de gesso e atadura.
Nos laboratórios de Matemática, são os jogos de raciocínio lógico que auxiliam na resolução dos problemas em sala de aula.  Através do jogo, é possível abrir espaço para o lúdico, não só como instrumento de diversão. Ele promove o desenvolvimento da criatividade, da iniciativa e do entendimento. Então, é necessário que a criança goste da forma com que o assunto é trabalhado e isso se torna  indispensável para que aconteça a aprendizagem. Para ensinar matemática é preciso desenvolver o raciocínio lógico, instigar o pensamento, a criatividade e a habilidade de resolver problemas.
Na música, os alunos aprendem por meio de brincadeiras musicais, conhecem os elementos sonoros. E o mais importante, com o auxílio do professor, eles produzem os próprios instrumentos musicais, que são feitos com materiais recicláveis como por exemplo, garrafas plásticas e latas, que como resultados obtêm baterias chocalhos dentre outros.
Há ainda o laboratório de artes marciais, neste caso o Taekwondo, que é de origem Coreana, e as regras principais são: não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário, tais práticas fazem o lutador perder pontos.
E de acordo com a coordenadora da  Educação em Tempo Integral, Angela Maria Francisco, é evidente a disciplina dos alunos que participam especialmente do laboratório de Taekwondo, “é notória a disciplina, eles sabem pedir desculpas, aqui também é trabalhado as boas maneiras, sabem dizer obrigado. Nós tínhamos muito problema de indisciplina, e isso diminuiu muito”, destaca. Com a participação nos laboratórios os alunos evoluíram consideravelmente, “percebemos a melhora no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, que são o raciocínio, memoria, atenção a abstração e a linguagem”, finaliza Angela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário