A Acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, e consiste na estimulação de pontos específicos do corpo, situados na superfície da pele. Esta estimulação tem a capacidade de alterar diferentes condições do organismo com o intuito de alcançar o resultado desejado. Os pontos de Acupuntura são áreas de sensibilidade, nas quais são introduzidas agulhas a fim de estimular vários receptores sensoriais que, por sua vez, estimulam os nervos que transmitem impulsos para o cérebro.
Diversas doenças podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da compreensão chinesa, a enfermidade é uma revelação de que algo não vai bem com o corpo, ou seja, há um desequilíbrio, e a acupuntura é uma forma de recuperar a harmonia. Entre os males que podem ser tratados pela acupuntura estão: dores em geral, gastrite, estresse, enxaqueca, depressão, distúrbios hormonais, insônia, asma, distúrbios menstruais, obesidade, dentre outros.
Comumente, as sessões do tratamento são semanais, porém, em situações mais graves, estas podem ser diárias. A duração do tratamento está condicionada ao tempo da doença: quanto mais recente, mais rápido o resultado. Algumas doenças respondem mais rapidamente que outras.
A técnica da Acupuntura é indicada e muito eficiente também para as dores causadas pela artrite, em que as articulações apresentam os sintomas característicos de uma inflamação, que são dores, calor, vermelhidão e as articulações (juntas) inchadas e às vezes acompanhada de febre. E estas dores são quase sempre noturnas e aumentam quando se está em repouso.
Como o caso relatado pela agricultora Fátima Taguti, 57, que descobriu a doença, e tão logo buscou auxilio na medicina chinesa. Há sete meses ela realiza o tratamento, e hoje conta que já não sente mais as dores e que pode dormir sossegada. “Quando descobri a artrite, sentia muitas dores principalmente à noite. Era um verdadeiro sofrimento até para pentear os cabelos, eu não tinha força nas mãos. Agora posso fazer todas as atividades que antes estavam comprometidas por causa da dor intensa.”
As substâncias liberadas durante as sessões de Acupuntura não só causam relaxamento no corpo, como também regulam a serotonina no cérebro, que é o hormônio regulador de diversas funções do organismo, como por exemplo, a sensibilidade à dor.

Nenhum comentário:
Postar um comentário