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terça-feira, 1 de junho de 2010

Desbloqueio de celular


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Essa medida irá beneficiar cerca de 176 milhões de brasileiros usuários da telefonia celular
O cliente da telefonia móvel do Brasil já pode comemorar em março de 2010 a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) definiu por meio de uma súmula aprovada, que o desbloqueio de celulares deve ser feito pelas operadoras sem nenhum ônus para o consumidor, e a qualquer momento do contrato e sem multas. E de acordo com informações divulgadas no portal de notícias G1, os órgãos de direito do consumidor afirmam que “a regra vale mesmo que o cliente esteja atrelado a algum tipo de contrato de fidelização à prestadora do serviço”.

O desbloqueio do aparelho é um benefício para o consumidor. Dessa forma o cliente que optar pelo serviço poderá utilizar chips de qualquer operadora, e decidir pela empresa que oferecer maior comodidade e economia para o mesmo. Essa medida irá beneficiar cerca de 176 milhões de brasileiros usuários da telefonia celular.
Para usufruir desse serviço é necessário que o cliente entre em contato com a operadora que vendeu o aparelho bloqueado. E não esqueça de anotar o número de protocolo que deverá ser informado pela operadora, pois com ele o usuário poderá acompanhar sua solicitação, que pode ser feita na internet, centrais de atendimento, além de setores de relacionamento e de atendimento.
Competitividade no mercado de telefonia
De acordo com o presidente executivo da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp), Luiz Cuza, o desbloqueio gratuito de celular faz com que haja maior competitividade entre as operadoras de telefonia móvel. Assim, a tendência é que ocorra uma melhora na qualidade do serviço oferecido, “desbloqueio de aparelhos em geral é algo positivo para a concorrência porque abre risco de a operadora perder o consumidor”, ressaltou Cuza.
Já quanto a alteração de valores, vai depender da lei da oferta e demanda, a qual sugere que quem determina o preço são os consumidores. “Dependerá de quantos usuários vão querer desbloquear os aparelhos”, afirmou Eduardo Tude, presidente da Teleco Inteligência em Telecomunicações.

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