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terça-feira, 8 de junho de 2010

A telefonia convencional é trocada por uma tecnologia chamada VoIP

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Diminuir gastos com telefonia é uma alternativa sedutora
 O VoIP (Voice Over Internet Protocol), voz sobre o protocolo da Internet, é uma tecnologia em expansão no mercado brasileiro que vem sendo utilizada por um número crescente de pessoas e empresas para poupar nas ligações telefônicas. Essa tecnologia consiste em realizar ligações por meio da Internet, e dessa forma não utiliza as operadoras de telefonia convencionais. Ao utilizar a internet, o gasto com as ligações é significativamente menor. E em determinadas situações as chamadas podem ser gratuitas.

Para entender como funciona essa tecnologia, podemos dizer que quando você faz uma ligação a sua voz é transformada em dados, e estes são transmitidos através da sua conexão de internet e ao chegarem ao local de destino, ou seja, o local para onde você ligou, esses dados voltam a ser transformados em voz.
Os maiores clientes da tecnologia no Brasil ainda são os corporativos, ou seja, as empresas. O serviço é pouco difundido no âmbito residencial, onde a presença da internet de banda larga, a qual é necessária para o funcionamento do VoIP,  também está em um cenário reduzido.  


A tecnologia a favor do seu bolso


Diminuir gastos com telefonia é uma alternativa sedutora para qualquer empresa, independentemente do seu porte. Se você trabalha com um grande fluxo de ligações, como por exemplo, os call centers, utilizar-se de mecanismos que diminuam esses gastos pode ser considerado um grande negócio, porque os custos com telefonemas hoje, são um dos gastos de maior relevância dentro de uma organização.
E ao utilizar o serviço de voz a economia pode chegar a 70%, apesar de não substituir o modo convencional de realizar chamadas, o VoIP é dotado de peculiaridades que chamam a atenção de empreendedores, pelo fato de que essa tecnologia permite integrar, por exemplo, uma empresa com filiais e que atua em outros países utilizando da mesma infra-estrutura de banda larga que já possuem. Além disso, possibilita que se tenha um controle maior, pois a ferramenta dispõe de relatórios que trazem informações, por exemplo, de quanto tempo durou uma determinada chamada, o que facilita de forma eficiente o domínio pelos gerenciadores da empresa.
O mercado corporativo está a cada dia mais competitivo, e com isso as empresas são forçadas a saírem na busca de soluções inteligentes que venham agregar valores aos seus serviços e produtos e, além disso, que tenham um diferencial – que sejam também mais baratas.
Correndo contra o tempo, empresas de telefonia convencionais do Brasil já buscam essas soluções para atender a seus clientes, para não os perder para as empresas detentoras da tecnologia VoIP. E quanto à regulamentação desta, “a Anatel, assim como a maioria dos órgãos regulatórios no mundo, procura regular os serviços de telecomunicações e não as tecnologias usadas para implementá-los. As tecnologias VoIP servem como meio e não como fim para os serviços de telefonia. Não existe ainda uma regulamentação específica para VoIP no Brasil.”, segundo o site Teleco.

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