Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Responsabilidade com o meio ambiente

“a cada litro de óleo despejado no rio, pode contaminar até 24 mil litros de água”
Josinete - ONG Aldeia Verde
O start para que Josinete da Silva Nascimento, tivesse o interesse por ações em prol do meio ambiente foram os conhecimentos adquiridos no projeto “Cultivando Água Boa” da Itaipu Binacional, projeto este proporcionado à 29 municípios, e neste foram formados os educadores ambientais.
O início dos trabalhos de educação ambiental nas comunidades do bairro Santa Cruz e Santo Onofre, ocorreram em 2009, quando um grupo de mulheres se reuniu, e cada uma com seus conhecimentos, fizeram com que a ONG Aldeia Verde fosse criada.
De acordo com Josinete, que é presidente da Aldeia Verde, o projeto visa a preservação ambiental e o trabalho social. Por que além das questões ambientais também é trabalhada a questão social. “O que nós trabalhamos no projeto hoje é a importância da mulher “Mulher Sustentável”, é o trabalho que desempenhamos dentro da comunidade, juntamente com o pessoal de pastoral e toda a comunidade”, diz.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Região Oeste de Cascavel

Problema antigo. No bairro Santa Cruz dezenas de bueiros estão sem tampa ou entupidos
Rua Tupinambás
Av. Tito Muffato
Os riscos de acidentes são iminentes podendo ser causados por quedas, ou até mesmo pelos objetos pontiagudos como ferro que podem ferir gravemente a quem transita. De norte ao sul do bairro o problema se repete. Moradora do bairro há 10 anos, dona Izaura da Silva Fortuna, 71 anos, conta que além de existir bueiro sem tampa, o lixo jogado em locais impróprios causam o 


entupimento das “bocas de lobo”, e que a população deveria ter a consciência de depositar o lixo no local correto. Em um bueiro localizado a frente de sua casa ela afirma ter tirado até um cobertor que impedia o escoamento da água da chuva. “Neste bueiro aqui na esquina eu já tirei até um cobertor, acredita?”, questiona ela.

Para combater a dengue, a participação da população é essencial

“eu cuido, sempre deixo seco, por que o acúmulo de água só ajuda o mosquito, então nas minhas flores não coloco o pratinho para evitar”, diz Nelci Hoppe

Com a proximidade do verão, períodos de chuva e temperaturas elevadas são condições que favorecem a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. De acordo com relatório do Ministério da Saúde, o Paraná está entre os estados onde há alto risco de epidemia grave da doença. E os casos de dengue tipo 4 registrados no Paraná, um em Foz do Iguaçu e outro na vizinha cidade de Santa Tereza do Oeste, fazem com que o alerta seja ainda maior.

CAIC II: Educação em Tempo Integral

“Nós tínhamos muito problema de indisciplina, e isso diminuiu muito”
Na Escola Municipal Edison Pietrobelli, CAIC II, alunos matriculados no período matutino participam de Educação em Tempo Integral, a tarde. São trabalhados Laboratórios de Artes Cênicas, onde aprendem dramatização, Artes Visuais, onde observam e retratam obras como por exemplo, releitura de obras do Pintor Francês, Claude Monet (1840 – 1926), fazem esculturas em papel machê, pinturas em relevo e mascaras feitas de gesso e atadura.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Empreendedorismo II - entrevista


A seguir você acompanha na íntegra a entrevista realizada com o idealizador do site Camiseteria, que há cinco anos vem conquistando clientes.

Divulgação
Papo Jovem - Com que idade começou o projeto e qual foi o start, para que você decidisse trabalhar com camisetas?
Fabio Seixas -Quando lançamos o Camiseteria eu tinha 30 anos. A ideia surgiu quando o Rodrigo David, um dos sócios, participou de um concurso de estampas de camiseta fora do país e, em cima dessa experiência, decidimos trazer o modelo de negócios para o Brasil. A formação do Rodrigo David é Designer Gráfico e como profissional da área ele percebia a carência do mercado em oferecer um “espaço” para formação de uma comunidade, troca de ideias, exposição de trabalhos, etc. Em cima disso, e de olho no que estava rolando fora do país, foi que surgiu a ideia. Em agosto de 2005 o site entrou no ar.

Empreendedorismo I

O que é ser empreendedor? Buscar oportunidades, ter persistência e comprometimento?

“Persistência sem insistência. Acho que devemos perseverar nas nossas ambições mesmo quando tudo dá errado”

Divulgação
Para ser um empreendedor é necessário lançar novas idéias utilizando a criatividade e a imaginação. Assim, o empreendedor adquire responsabilidades e se torna independente. Para o sucesso, é preciso aliar imaginação, determinação, gerir novas idéias ou produtos e ainda fazer diferente aquilo que já existe e ser um constante pesquisador. Ele deve ter a percepção das necessidades do mercado. Foi o que fez Fabio Seixas, 34 anos, que é analista de sistemas, formado pela PUC-Rio. Ele juntamente com seu sócio Rodrigo David, que é Designer Gráfico, aplicaram uma ideia que David conheceu fora do país. Esta ideia que, aliada a carência de negócios deste gênero os tornou empreendedores reconhecidos.

Você tem um hobby?

“Hoje, as pessoas ganham dinheiro e não são felizes”

Anderson Camargo


Escrever, fotografar, praticar um esporte, ou seja, ter um hobby torna a vida muito melhor. Temos verdadeira paixão por determinada atividade, e quando a praticamos o cérebro libera o hormônio que proporciona a sensação de bem-estar, a serotonina, ela desempenha um papel importante no nosso sistema nervoso.
No início, o indivíduo pode apenas achar interessante, ou tem alguém do seu círculo de amizade que também pratica tal atividade, porém algumas pessoas se tornam tão intensas que acabam se especializando no assunto.
Mas e quando se percebe que aquele hobby está se transformando em profissão. Isso é possível?

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Um rechonchudo e um esgalgado

Pontualmente às 14 horas, uma tarde de muito calor. O ônibus chega, empurra-empurra, corre-corre, desce gente apressada, e gente mais apressada ainda quer subir, a afobação é para conseguir um assento no coletivo, que já irá partir novamente.
Todos entram, os que tiveram sorte sentaram. E bem ali a minha frente, bem paciente, um jovem esguio, baixinho toma o assento. E ao seu lado de forma despercebida sobra ainda uma vaga.
E a jardineira parte para sua rotina “de pega gente e deixa gente”. Logo, apressado para que ninguém lhe tome o lugar, vem apressado um rapaz, de cerca de 1,90 metros, corpo avantajado, e senta ao lado do jovem esguio e baixinho, que se afasta ligeiramente para o lado, quase espremido entre a janela e seu novo colega de viagem.
O silêncio impera, e apenas efêmeros olhares entre os dois passageiros. Ao passo de que quando um olhava o outro desviava o olhar e vice versa. Decorrido uns cinco minutos de viagem o rapaz grandão quebra o silêncio com uma pergunta: Tudo bem aí?
E eu, ali de camarote, ao cabo da indagação, naquele momento fatídico não me contive. Precisei elegantemente rir da cena que acabara de presenciar. (Baseado em fatos reais)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Aprovada lei que proíbe o uso de equipamentos sonoros nos ônibus do transporte coletivo

“me virava para lá e para cá, e o rapaz fazia questão de repetir a mesma música várias vezes”

Com a disseminação e facilidade de aquisição de dispositivos móveis, como celulares e MP3 ou MP4,  quem usa o transporte público, com certeza já se deparou com pessoas que escutam música no celular, por exemplo, sem utilizar o fone de ouvido. Muitas vezes o gosto musical de determinadas pessoas não agrada os demais que compartilham o mesmo espaço. E muitas vezes acabam por constranger o outro.
Em algumas cidades, há algum tempo já é proibido por lei ligar aparelhos sonoros em alto volume dentro dos coletivos.

CUIDADOS COM A PELE MASCULINA

O uso diário de um filtro solar é fundamental na prevenção do envelhecimento precoce e do câncer de pele

Antes os homens faziam questão de dizer que não usavam nenhum produto específico para cuidar da pele e dos cabelos. Atualmente, os tempos mudaram. Os homens estão mais vaidosos e não escondem que compram cosméticos específicos para o cuidado masculino.
A pele masculina e os fatores que originam o seu envelhecimento são diferentes dos ocorridos na pele da mulher. As glândulas sebáceas agem ativamente na pele masculina, tornando a limpeza fundamental para manter o equilíbrio de suas funções. A composição hormonal também é distinta, o que implica numa espessura maior e numa aparência mais oleoso da pele. Além disso, com o ato de barbear diário a pele fica mais sensível e irritada.
Os cuidados diários feitos com produtos exclusivos para o homem proporcionam um progresso da característica total da pele e combate o envelhecimento da mesma.

CUIDADO DIÁRIO
Limpeza - É um passo essencial para a pele masculina devido a maior atividade das glândulas sebáceas. Os sabonetes líquidos com ativos que ajudam no controle da oleosidade exagerada são ideais para o uso diário.

Pós-Barba e Anti-Idade - Proteger e tratar a pele já sensibilizada pelo barbear é ideal para uma boa aparência da pele dos homens. Prefira produtos que já tenham ativos hidratantes e anti-radicais livres, essenciais no combate ao envelhecimento da pele.

Proteção solar - O uso diário de um filtro solar é fundamental na prevenção do envelhecimento precoce e do câncer de pele.

Além disso, consulte sempre o seu dermatologista. Ele é o profissional mais indicado para orientar e explicar qualquer dúvida sobre o tema

Saúde

A Acupuntura é indicada e muito eficiente também para as dores causadas pela artrite
                                  
Acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, e consiste na estimulação de pontos específicos do corpo, situados na superfície da pele. Esta estimulação tem a capacidade de alterar diferentes condições do organismo com o intuito de alcançar o resultado desejado. Os pontos de Acupuntura são áreas de sensibilidade, nas quais são introduzidas agulhas a fim de estimular vários receptores sensoriais que, por sua vez, estimulam os nervos que transmitem impulsos para o cérebro.

Combate à Dengue

O tempo médio entre a picada e a manifestação da doença é de 5 a 6 dias

Após o período de chuva e o aumento das temperaturas os cuidados em relação a dengue devem ser redobrados. A prevenção é a única forma eficaz para evitar a doença.

Então, para combater os focos é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Pois, o acúmulo de água, é favorável para a criação do mosquito transmissor da doença.

O ciclo do Aedes aegypti é de quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. As larvas se crescem em água parada, limpa ou suja. Na fase da cópula, quando fêmeas necessitam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, é que acontece a transmissão da doença.